Etiqueta de Pneus UE

O REGULAMENTO (CE) N.o 1222/2009 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO exige que todos os pneus* produzido depois de Junho de 2012 e à venda na UE a partir de Novembro de 2012 contenham um autocolante ou incluam um rótulo a ser apresentado no ponto de venda.

É apresentado, à esquerda, um exemplo do novo Rótulo para Pneus da UE. Este rótulo é semelhante aos rótulos já utilizados nos electrodomésticos, como máquinas de lavar louça e roupa.

Estão disponíveis mais informações sobre os regulamentos da nova rotulagem dos pneus, bem como uma lista de perguntas frequentes na associação europeia do sector ETRMA (European Tyre & Rubber Manufacturer Association).

Web site da ETRMA

* O âmbito inclui pneus para veículos de passageiros ligeiros, veículos comerciais ligeiros e veículos comerciais pesados (camiões).

O rótulo para pneus normalizado que será introduzido pela União Europeia em 2012 irá fornecer informações sobre 3 parâmetros específicos de desempenho dos pneus: aderência em piso molhado, eficiência de consumo de combustível e ruído exterior de rolamento.

Aderência em piso molhado

O papel mais importante de um pneu é o de fornecer segurança – em todas as condições. A aderência em piso molhado é uma das características de desempenho mais importantes.

No entanto, maior aderência e menor resistência ao rolamento são, frequentemente objectivos contraditórios que requerem normalmente um equilíbrio em termos de desempenho. Graças ao novo regulamento de rotulagem, os clientes poderão ver e escolher por eles próprios os desempenhos da sua preferência.

O rótulo será apresentado numa escala de 7 níveis em que pneus com um “A” fornecem os níveis mais elevados de aderência em piso molhado e “G” representa o mais baixo.

Eficiência de consumo de combustível

Uma das forças que influencia a eficiência de consumo de combustível de um veículo motorizado é a Resistência ao Rolamento dos pneus.

Este fenómeno ocorre porque o pneu deforma quando está a rolar, resultando em perdas de energia através do aquecimento. Quanto maior for a deformação, mais alta é a resistência ao rolamento do pneu, e consequentemente, é necessário mais combustível para fazer andar o veículo. Por outras palavras, menor resistência ao rolamento significa menor consumo de combustível e, por isso, menores emissões, incluindo CO2.

O novo rótulo apresentará níveis diferentes de “resistência ao rolamento”, sendo A o mais “eficiente em termos de combustível” e G o pior. A seta preta (neste caso, B) ao lado da escala indica o nível de desempenho do produto.

Ruído exterior

O ruído do tráfego é um problema ambiental relevante, determinado:

  • Pela intensidade de tráfego e tipos de veículos
  • Pelo estilo de condução
  • Pela interacção pneu/estrada

Os níveis de ruído exterior estão divididos em 3 categorias e medidos em decibéis (dB) em comparação com os novos níveis de ruído exterior para pneus europeus a serem introduzidos até 2016.

1 onda de som preta = 3dB inferior ao futuro limite europeu mais estrito.
2 ondas de som pretas = já em conformidade com o futuro limite europeu.
3 ondas de som pretas = em conformidade com o actual limite europeu.

O regulamento pretende aumentar a segurança, a eficiência económica e ambiental do transporte rodoviário promovendo pneus seguros e eficientes em termos de consumo de combustível com baixos níveis de ruído. Estabelece ainda uma estrutura para o fornecimento de informações harmonizadas em todo o sector para alguns parâmetros dos pneus.

Estas informações estarão sempre disponíveis aos clientes através de material promocional técnico, incluindo nos sites dos fabricantes. Alguns pneus estão excluídos, como os pneus recauchutados, pneus todo-o-terreno e pneus de competição.

Os benefícios cumulativos esperados da utilização crescente de pneus eficientes em termos de consumo de combustível permitirão a redução de cerca de 4 milhões de toneladas de CO2 por ano (dependendo da velocidade de transformação do mercado no que se refere a pneus eficientes em termos de consumo de combustível) e irão ainda direccionar o mercado para uma aderência em piso molhado melhorada.

Responsabilidades dos fornecedores de pneus (Fabricantes e Importadores)

Quando os pneus são entregues ao cliente, devem ser fornecidos com um rótulo para cada dimensão e tipo de pneu durante a entrega, semelhante ao rótulo apresentado abaixo. Este requisito pode também ser cumprido aplicando o rótulo como um autocolante em cada pneu.

Todo o material técnico e promocional deve indicar os valores do rótulo para cada pneu de uma forma compreensível. Os sites do fabricante e do distribuidor podem também indicar as informações do rótulo dos pneus fornecidos.

Responsabilidades dos distribuidores de pneus (Retalhistas, Lojas e Oficinas de pneus para utilizadores finais)

Para pneus de veículos ligeiros de passageiros e mercadorias, devem garantir que:

  • cada pneu apresenta o autocolante do rótulo numa posição claramente visível

ou

  • antes da venda do pneu, as informações do rótulo serão apresentadas ao utilizador final, e um rótulo deve estar claramente visível perto do pneu.

As informações do rótulo devem ser fornecidas quando os pneus disponíveis para venda não estejam visíveis ao cliente.

Todos os distribuidores de pneus (para automóveis, veículos ligeiros de mercadorias, camiões e autocarros) devem garantir que os valores do rótulo, relativos a qualquer pneu adquirido, devem estar também indicados no recibo ou ser fornecidos a com mesmo.

Área Reservada
Forneça os seus dados
de autenticação e clique
na seta para entrar.
800 200 946
Linha de Apoio Gratuita
Se tem alguma dúvida ou deseja fazer
uma sugestão, contacte-nos utilizando a
nossa linha gratuita.
Assistência Online
Descarregue aqui aplicação TeamViewer e
aceda à nossa assistência online.